terça-feira, 9 de junho de 2009

MENSAGENS QUE VIVIFICAM: "UM HOMEM ESCOLHIDO"


FASES NA VIDA DE UM ESCOLHIDO DE DEUS
"Então, em visão falaste do teu santo e disseste: Socorri um que é esforçado; exaltei a um eleito do povo. Achei a Davi, meu servo, com o meu santo óleo o ungi" (Sl 89.19-20)
Considere primeiramente a onisciência de Deus; antes que Davi soubesse, Deus já o havia escolhido para ser rei em Israel, entrando para o marco da história do povo hebreu.
Na desobediência de Saul, Samuel declara que Deus estava agora a procura de alguém que lhe agradasse, e este seria Davi (1Sm 13.14).
Ainda na desobediência de Saul, mais uma vez confirma Samuel, que Deus escolhia um melhor do que Saul (1Sm 15.28)
E na seqüência Deus ordena Samuel ungir um dos filhos de Josué a rei (1Sm 16.1)

I – FASE DA PROMESSA FEITA (1Sm 16.13)
Deus fala com a pessoa certa. Dentre todos irmãos de Davi, ele era o único que estava empenhado no trabalho, e dá-se entender que ele nem pensava em algum status na sua vida.
Exatamente a ele, foi feito uma promessa, disse Samuel: “Não nos assentaremos a mesa enquanto ele aqui não estiver” – Ele era o escolhido por Deus.

II – FASE DA PREPARAÇÃO PARA O CUMPRIMENTO DA PROMESSA (1Sm 16.18)
A partir daquele momento em que Davi fora ungido, o espírito do Senhor apoderou-se de Davi, e então começa uma nova fase na vida deste jovem, é a fase de novas experiências, das quais, Deus permite para que sejamos preparados. Podemos chamá-la de “o período da escola de Deus”. Aqui vemos:
1- A disposição de Davi em obedecer, deixando de ser pastor de ovelhas, para ser pajem de armas do rei Saul, e na oportunidade ser usado por Deus para uma obra especifica (1Sm 16.21-23)
2- A disposição, valentia e coragem de Davi, voluntariamente, de enfrentar o inimigo que afrontava o povo de Israel-Golias (1Sm 17.37).
3- A prudência de Davi na corte real (1Sm 18.5-6), a ponto de ser aceita por todo o povo de Israel e principalmente pelos servos do rei Saul (“ele foi bem sucedido”) (1Sm 18.14-16).
4- O respeito de Davi para com o ungido do Senhor (1Sm 24 e 26).

III – A FASE DO CUMPRIMENTO DA PROMESSA (2Sm 5.14)
Depois da morte de Saul, Davi foi ungido rei primeiramente sobre Judá sob a orientação de Deus (2Sm 2.4), e em seguida proclamado rei sobre todo Israel, cumprindo-se a promessa Deus na vida deste homem.

Aceite o que Deus tem para sua vida. Passe pelas experiências que o Senhor permite a sua vida para seres fortalecido e preparado para a realização da obra do Senhor.

2 comentários:

  1. A paz do senhor, gostei muito de seu blog uma benção, que Deus continue a te usar. O meu é http://levandocristoparaasruas.blogspot.com/ dê uma olhada.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Não sou da assembléia, porém sei que somos irmãos em Cristo. A paz de Deus esteja convosco.

    ResponderExcluir