sábado, 7 de junho de 2014

DIA DO PASTOR - Um dia para quem é de todos os dias!


Todo o segundo domingo do mês de junho é comemorado o Dia do Pastor, a data não está no calendário oficial do país, mas muitas cidades possuem leis próprias sobre a comemoração.

É aquele que é vocacionado (orientado) para liderar, ensinar, amar, corrigir, motivar, governar, valorizar pessoas e muito mais. Homem de Deus com dupla função: profeta atua na horizontal, recebe do céu e comunica a mensagem de Deus ao homem na terra. Sacerdote atua na vertical, recebe na terra das pessoas e intercede em oração perante Deus.
Ponto de vista legal, é um agente social do bem visando promover o bem coletivo no meio de uma sociedade onde está inserido.
Obs. Toda definição acaba sendo pobre e insuficiente para definir o que é o pastorado. Palavras não o definem, atitudes definem porque vão além das formalidades inerentes ao título. 
Só sabe o que é ser pastor quem é pastor! 
Em suma o que levaria uma pessoa a esquecer suas prioridades para usar seus talentos, habilidade, sentimento e vitalidade diuturnamente focando o bem estar de outrem? Só um chamado especial divino explicaria isso!
J0 10.11b “o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas!”
O chamado pastoral
·                     Ser pastor não é uma decisão unilateral do ser humano, deve partir da pessoa de Deus, quem não é chamado por Deus terá carreira ministerial curta, desistirá diante dos obstáculos, o chamado por Deus irá até o fim, sua longevidade esta garantida por Deus nada pode tirá-lo do seu foco (Rm 8.35-39)  
O ministério é uma dádiva imensurável humanamente Ef 4.12
 ]Visando o aperfeiçoamento dos santos, a razão pelo qual Deus constituiu pastores. É sugestivo pensarmos que a santidade justifica a dádiva divina aos homens.
·                     Só santos valorizam a pessoa do pastor
·                     Só santos valorizam o pastorado do pastor
·                     Só santos se aperfeiçoam em função do ministério pastoral
O oficio pastoral
Sua abrangência está pautada na responsabilidade com Deus e com o seu rebanho At 20.27-28, Responsabilidade consigo mesmo! I Pe 5.2-4!, O que lhe é devido Hb 13.38
 O pastor é um sonhador “um vendedor de sonhos”, é alguém que se realiza com o sucesso de suas ovelhas; em muitos momentos é um sofredor incompreendido, um líder amoroso sem reconhecimento, um idealista, um empreendedor e um defensor do reino de Deus junto a uma multidão com a sensação que está completamente só. Mas na sua fraqueza fortalece a muitos, na sua tristeza alegra a muitos, na sua pobreza enriquece a muitos, a sua dor restaura a muitos... Is 41.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário