sábado, 19 de setembro de 2009

LIÇÕES BÍBLICAS: 1º Trimestre de 1981 comentado pelo Pr.Lawrence Olson




O LAR E A IGREJA






VERDADE PRÁTICA:

"Bençãos espirituais e materiais resultam, quando o lar e a igreja cooperam entre si."



TEXTO AUREO:

"Porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos" (Is 56.7)

COMENTÁRIO
Nesta lição estudaremos arelação entre o lar e a igreja. A familia precisa da igreja e esta daquela. Ambas tem uma tarefa comum: evangelizar o mundo e proporcionar instrução nos principios cristãos. A medida que uma familia for forte na fé, sua igreja também o será. A melhor maneira de assegurar a permanência dos filhos na fé, é conduzi-los enquanto crianças à casa do Senhor.


I -DANDO O DEVIDO VALOR À IGREJA (Sl 84.1-4,10)
Disse o salmista: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos a casa do Senhor". Havendo cooperação entre o lar e a igreja, grandes bençãos serão recebidas. Os pais devem falar bem da igreja, dos pastores e de todos os crentes, em presença dos filhos. Falar mal de alguém em presença deles, é semear joio em seus corações e no devido tempo a colheita será joio! ... Todo o Salmo 84 é dedicado à descrição de bençãos da "casa do Senhor".


Na opinião de alguns eruditos, este Salmo foi escrito por Davi, quando fugia da ira de Saul, estando longe de Jerusalém e do Tabernáculo, cuja presença ele ardentemente almejava. De igual modo, os pais cristãos devem almejar congregar-se no culto aDeus, onde descobrirão que há segurança, paz e alegria na presença do Senhor. Os altares do Senhor, aqui, tipificam o Calvário e aoração, onde o cristão se pode refugiar dos embates desta vida (Pv 18.10), e assim levar seus filhinhos a seguir-lhe o bom exemplo.


II -O RESPEITO DEVIDO AOS LÍDERES DA IGREJA (Nm 16.41-50)
Naturamente, as atitudes dos pais para com os pastores e outros lideres da igreja costumam ser assunto da conversa no lar. Infelizmente, muitas vezes, nessas palestras surgem comentários de que depois os pais se arrependem, porém já tarde demais para corrigir o mal causado aos filhos. Portanto, é melhor evitar qualquer comentário desfavorável a quem quer que seja, diante das crianças! E, qualquer comentário sobre a igreja e seus lideres deve ser favorável, elogioso, amoroso, a fim de que as crianças aprendam a dar-lhes o devido valor. Do contrário, não se faça comentário nenhum. "Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas"(ICr 16.22). Os pastores e demais lideres da obra são "ungidos" do Senhor. Deus recomenda o respeito e honra a eles. Deus não terá por inocente aquele que os ferir (ISm 26.9). Muitos crentes, inclusive obreiros também, não conseguem jamais vencer na vida, nem se recuperar em todo sentido, devido a sua doença crônica de sempre falar mal de tudo e de todos.


III - COOPERANDO COM A IGREJA NA ASSISTÊNCIA AOS CULTOS (Hb 10.19-25)
Este texto leva-nos a crer que aqueles crentes hebreus estavam negligenciando a assistência aos cultos. Há muitos pais que desprezam a Escola Dominical, crendo ser ela só para as crianças, o que está completamente errado. Há igrejas econgregações que nem tem Escola Dominical, tal é a cegueira e negligência de seus dirigentes. Outros tem Escola Dominical, mas sem aluno, sem professor, sem classe, sem sala de aula, sem revista, sem aula bíblica, sem nada ... Escola Dominical é a escola da igreja para todos os membros econgregados. Portantom não mande as crianças à Escola Dominical -leve-as você mesmo. Na casa do Senhor encontraremos oportunidade para aprender o que necessitamos para o nosso crescimento na graça de Deus ena fé em Cristo Jesus.


IV - COOPERANDO COM A IGREJA NOS SEUS TRABALHOS (Hb 13.17)
O lugar ideal para praticar as coisas aprendidas nos cultos ou na Escola Dominical é o lar. Os pais devem cooperar com a igreja, ajudando os filhos apreparar a lição da Escola Dominical, a decorar o texto aureo, e no Culto Doméstico devem sempre comentar um texto bíblico e orar com as crianças em favor da igreja, do pastor, do evangelista, do ministério, do professor da EBD, do presbítero, do diácono e de todos quantos cooperam na obra em favor da salvação de almas. Os homens dados por Deus à igreja, devem ter sua missão facilitada mediante as orações do lar, para que possam fazer a sua obra eficientemente.


V -A IGREJA COMPLETANDO A VIDA ESPIRITUAL DO LAR (1Co 16.15-19)
Os pais são os responsáveis pelo bem estar espiritual dos próprios filhos, mas Deusincumbiu aigreja de os ajudar no cumprimento desta nobre tarefa. A ajuda da igrejase manifesta em estudo sistemático da Bíblia, na comunhão fraternal cultivada nos cultos, nas orações em conjunto, nos canticos congregacionais e na disciplina. Paulo reconhece o valor dos seus colaboradores Estáfanas, Fortunato e Acaico, e ordena aos corintios que os acatem como mensageiros que eram de Deus. Daí se vê o valor da cooperação na obra do Senhor e o valor que os pais devem das aos obreiros que são por Ele chamados a servir a Igreja. Que Deus abençoe a cada lkar cristão e a cada igreja local, fazendo-os de tal modo viver unidos na colaboração, que o lar se torne uma extensão de igreja e vice-versa, e assim estaremos cumprindo o prgrama de Deus na terra. Amém.
Pastor Lawrence Olson

Nenhum comentário:

Postar um comentário