terça-feira, 12 de maio de 2009

UMA SÉRIA ADVERTÊNCIA




Abri minha Bíblia hoje, em Provérbios 9, e me deparei com os versículos 14 a 18 que diz: "A mulher louca é alvoroçadora; é nescia e não sabe coisa alguma. E assenta-se à porta da sua casa ou numa cadeira, nas alturas da cidade, para chamar os que passam e seguem direito o seu caminho. Quem é simples, volte-se para aqui. E aos faltos de entendimento diz: As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é suave. Mas não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno."



O homem nunca deve se enganar, ele deve aperceber-se, do quanto o pecado é perigoso. A falta de sabedoria é a perdição do homem. Nosso mui digno escritor Tiago em seu aconselhamento diz: "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada"(Tg 1.5).



Mas porque, precisamos de sabedoria? A Bíblia responde: "Porque melhor é a sabedoria do que os rubins; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar a ela. Eu, a sabedoria, habito com a prudência e acho a ciência dos conselhos. Melhor é o meu fruto do que o ouro, sim, do que o ouro refinado; e a minhas novidades, melhores do que a prata escolhida."(Pv 8.11-12; 19).



O antónimo de sabedoria é loucura, e a loucura leva a cometer atos absurdos, a que, a Bíblia se refere, ao falto de juizo.



O conselho biblico a todos é: "Diga a sabedoria: Tu és minha irmã; e a prudência chama tua parenta"(Pv 7.4). Porquê? "Para te guardarem da mulher alheia, da estranha qie lisonjeia com suas palavras"(Pv 7.5). Ouvistes a advertência?



A loucura é como uma prostituta, dominada pelo fogo da paixão, que nada sabe nem deseja saber.



A advertência amável da Palavra de Deus é esta: Ame a sabedoria! Assim ela não deixará você ser enganado pela prostituta, que atrai os homens com palavras doces e mentirosas.



As pessoas que não tem propósito na vida é ingenua e sem juizo. Sem um propósito ou uma direção, a vida fica vazia, e a pessoa fica instável e vulnerável a muitas tentações.



Lembremo-nos de José. A Bíblia dá-nos seu testemunho dizendo:"... e sucedeu, num certo dia, que veio à casa para fazer o seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali. E ela (mulher de Potifar) lhe pegou pela sua veste, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua veste na mão dela, e fugiu, e saiu para fora."(Gn 37.11-12). Muitas vezes, apenas tentar evitar a tentação não é suficiente, precisamos fugir, especialmente quando as tentações são muito fortes. José tinha a sabedoria de Deus, porque o temor ao Senhor é o principio da sabedoria (Pv 1.7). Diz ainda: "O temor do Senhor é aborrecer o mal"(Pv 8.13a).

por Edson Luís Lunardelli
pastor







Nenhum comentário:

Postar um comentário